sábado, 20 de agosto de 2011

MAUTHAUSEN

Foi um campo de concentração construído pelos nazis, perto da cidade de Linz, na Alta Áustria. Mauthausen começou a funcionar em Agosto de 1938, há precisamente 73 anos, poucos meses depois do “Anschluss” (anexação da Áustria pela Alemanha nazi). Recebeu milhares de prisioneiros, oriundos das mais diversas nacionalidades, entre eles, espanhóis republicanos enviados por Franco, franceses, holandeses, belgas, checos, soviéticos, italianos, gregos, judeus. Assassinados!
Nos campos em seu redor, ergue-se um enorme silêncio, silêncio de morte, terror, medo e humilhação. Mas também de respeito por todos aqueles que sofreram todo o tipo de atrocidades neste campo de morte lenta.

Não se pode ficar indiferente.

Em sua memória
















fotos: pedro santairia

A indiferença

Primeiro levaram os comunistas,
Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.

Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário.

Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.

Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres, mas como
Nunca fui religioso, também não liguei.

Agora levaram-me a mim
E quando percebi,
Já era tarde.

Bertolt Brecht


Sem comentários:

Enviar um comentário